segunda-feira, 25 de abril de 2011

História do Verdadeiro Gospel – Parte 2

Amigos, perdoem-me, mas as última semanas tem sido intensas, mas conforme combinado...

Segue aí a continuação da História do Verdadeiro Gospel:

A base do tradicional Gospel Americano veio dos Spirituals, que descendia diretamente do formato Africano de pergunta e resposta entre o solista e a congregação. Musicalmente, os Spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes musicais da África. Qualquer instrumento que estivesse à mão era usado na música. Assim nascia um Spirituals. Algumas canções eram esquecidas no dia seguinte e outras eram passadas de geração para geração. Como exemplo, estão as canções: Go Down Moses, Down by the Riverside, Go Tell it on the Mountain, Swing Low Sweet Chariot, Joshua Fit the Battle of Jericho.

Estas influências se transformaram em um rico pote de possibilidades musicais. Basicamente, os escravos improvisavam entre os antigos hinos mudando as canções de acordo com suas necessidades e propósitos. Criavam novas e diferentes canções sobre os antigos hinos clássicos.

No cenário da música gospel atual podemos ver o Spirituals (não na mesma essência-no que diz respeito a estrutura musical- do que era) em Canções Espontâneas utilizadas, por exemplo, por cantores cristãos que compõe o chamado “Worship Movement”, como, Ana Paula Valadão (Diante do Trono) e David Quinlan.

Segue aí a música, é só clicar Swing Low Sweet Chariot:

Swing Low Sweet Chariot - Repaginada para trilha sonora do Filme “Resistindo as Tentações” (The Fighting Tempetations) Interpretada por Beyoncé.

Com o passar dos anos o termo “Gospel” teve sua conotação estendida a todas as músicas com mensagens Cristãs, não se limitando aquela estrutura musical, perdendo um pouco sua identidade como gênero. Mas agora você já sabe qual é a origem do Gospel.

Apesar disso, nos Estados Unidos existem muitos artistas que desenvolvem o verdadeiro gospel, com seus derivados (Blues, Jazz, R&B, Hip Hop e Country), como Kirk Franklin, Yolanda Adams, Take 6 , Isarel Houghton, Fred Hammond, 7 Sons of Soul, até mesmo cantores que não são do cenário cristão como Brian Mcknight, Christina Aguilera, Mariah Carey, Jennifer Hudson, Stevie Wonder, Whitney Houston...

No Brasil, em especial, o Gospel na sua verdadeira essência tem se despontado, em alguns estados, como São Paulo, alguns artistas tem restaurado esse gênero, como, por exemplo, Ton Carfi, Paulo Cesar Baruk, Coral Resgate, Sérgio Saas, Raiz Coral e outros.

Segue aqui alguns MP3’s dos artistas que comentei aqui...

Coral Resgate - Salmos 121

Israel Houghton - Every Prayer

Para o nosso próximo encontro aguardo sugestões de temas ligados à Música, Cinema e Artes em Geral....

Um comentário:

  1. Minha idéia de "gospel" era um tanto quanto equivocada mesmo!!
    Valeu o post, Jr.
    Aguardando o próximo.

    ResponderExcluir