sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mania onomástica

Onomasiologia é, resumidamente, o estudo da relação entre o significado e a palavra que corresponde a ele, ou seja entre a forma e o conteúdo. É mais ou menos assim: qual é a relação entre a palavra cadeira e o objeto que tem normalmente quatro pernas e um encosto, usado para sentar?

Pensando em relação a nomes de pessoas, já reparou como o nome suscita em nós, como num passe de mágica, lembranças algumas vezes trancadas nos porões da memória e nos fazem praticamente viajar no tempo?

Existem aqueles nomes que nos causam arrepios, e quando falados reagimos logo: “não quero nem ouvir esse nome!”. Há também aqueles nomes que nossos olhos parecem procurar, enxergamos o dito em toda placa, outdoor, nome de rua, música, jornal...

Me prontifiquei a fazer um exercício, e recomendo: tente se lembrar da primeira pessoa que você conheceu com o nome de alguém que hoje é parte de seu convívio íntimo. Resolvi fazer o teste com o nome Samira.

Conheci minha (por assim dizer) primeira Samira ainda quando criança, uma menininha de cachinhos aloirados que morava perto da minha casa, e de quem hoje nem tenho notícias.

Daí pra cá, várias outras entraram e saíram de cena, até que, já há algum tempo, tenho ao meu lado uma agradável Samira, uma moça com luz própria (e algumas nos cabelos), que tem um jeitinho todo especial de dar os recados importantes todos os domingos na IBRB.

E você, já parou para pensar em quais sentimentos o seu nome tem despertado por ai?

2 comentários:

  1. Amor, muito legal esse poste, realmente se pararmos para pensar existem nomes que fazem vc rever um filme, acho que um nome tem muito significado. Relamente como cristãos devemos para e pensar qual é a reação que as pessoas tomam ao ouvir nosso nome.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante... amo quando você escreve Hanne!

    Beijoos

    ResponderExcluir