domingo, 10 de abril de 2011

A beleza que vem de dentro

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.(Gn 1:26b)

A palavra de Deus afirma que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas o que se percebe nos dias de hoje é que esta verdade tem sido deturpada devido a um forte ataque da mídia que tenta incutir em nós um padrão que foge ao verdadeiro princípio de beleza estabelecido por Deus na sua palavra.

Uma pesquisa amostral feita e divulgada em um dos principais jornais on-line da nossa cidade apontou que 72 % dos entrevistados, entre homens e mulheres, se dizem insatisfeitos com seus físicos e 62,9% afirmam que fariam processos cirúrgicos para mudar algo em seus corpos. O Brasil hoje é o país com maior índice de cirurgias plásticas do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O resultado que temos em decorrência disso é uma geração extremamente frustrada e insatisfeita, pessoas deprimidas e vazias, pois por mais que se tente alcançar esse padrão nunca conseguiremos devido ao fato de que a beleza imposta pela sociedade é transitória, o que é belo hoje pode não ser amanhã, e na verdade o que se vê é uma corrida constante e desenfreada para se manter dentro dos padrões estabelecidos, e emocionalmente ninguém dá conta disso.

Vale lembrar que a beleza exterior é efêmera se esvai com o passar dos anos e o que realmente fica são os valores gravados na alma, aqueles que aprendemos desde pequeninos com os nossos pais, pastores, líderes, enfim, pessoas sábias colocadas por Deus em nossas vidas para nos ensinar verdades e princípios, sem contar o que aprendemos meditando na Palavra de Deus em momentos tão preciosos de busca e entrega, onde nosso caráter pôde ser forjado e moldado, esses sim são os valores que devem ser observados e levados em consideração, essa é a verdadeira beleza, é a que vem de dentro para fora.

Isto não significa que não devemos cuidar do nosso corpo, ao contrário, a palavra diz que “... o nosso corpo e templo do Espírito Santo (I Co 6:19)”, ele precisa ser cuidado sim, e muito bem! Apenas precisamos rever o nosso conceito em relação ao que entendemos por beleza e não permitir ser enganados pelo o que o mundo tenta de forma agressiva nos impor, porque na verdade isso é uma estratégia do inimigo para destruir e deturpar o que Deus criou com tanto zelo, amor e carinho. Lembre cada detalhe de seu corpo foi criado pelas mãos de Deus, e tudo que Ele faz é perfeito.

Que Deus possa restaurar a nossa verdadeira imagem e nos fazer entender que cada um de nós tem uma beleza peculiar que vai além da aparência física. Ser criados à imagem e semelhança de Deus diz respeito ao caráter, ao homem interior, vai além da matéria, e o desejo de Deus é que sejamos parecidos com ele, afinal somos filhos, e filho se parece com seu pai não é mesmo? Quando isso acontece, nosso exterior reflete automaticamente toda a Sua beleza e formosura.

Nós somos aquilo que a Bíblia diz que somos. Que este seja o nosso padrão de beleza!

Texto de Meiriele


3 comentários:

  1. É verdade!!!

    Excelente Texto,

    e preocupante a situação da socidade!

    ResponderExcluir
  2. A realidade que vivemos hoje, na pós-modernidade, nos obriga a querer uma velocidade enorme para tudo, e nessa esquecemos que a beleza esterior também acaba rápido demais. É bem verdade que hoje existem meios de torná-la mais duradoura, mas em alguns casos, seguir o padrão de beleza, do corpo escultural, leva pessoas ao túmulo.
    Quem dera que o cuidado que se tem com o corpo fosse o mesmo para com a alma e o espírito, viveríamos em uma sociedade completamente melhor.
    Parabéns, Meire.

    ResponderExcluir
  3. Boa abordagem.
    Fica uma indicação de leitura.
    Livro do Augusto Cury
    Título: A ditadura da beleza e a revolução das mulheres.
    Um abraço
    Eliane

    ResponderExcluir