sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fala e escrita: Duas línguas, dois mundos

Um hábito interessante, porém raro atualmente é o de consultar dicionários, apesar de ser cada vez mais fácil encontra-los, graças à internet.

Falo sobre isso porque acredito na grande importância de investirmos em nosso vocabulário.

Já parou para conversar com alguma pessoa e percebeu que ela só usa meia dúzia de palavras e preenche o resto da frase com véi, negoço, manero, num tem, caraca, tenso, e etc? Pois então, essas pessoas costumam ter muita dificuldade ao escrever, pois na escrita não nos é permitido o uso de recursos como gírias e gestos, dos quais muitas vezes abusamos na fala.

Para não causar espanto, devo dizer que pessoalmente não vejo problemas quanto ao uso, desde que moderado, de gírias, o caso é que devemos saber separar fala de escrita.

A fala requer dinamicidade, velocidade, e nesses casos, algumas vezes, um simples gesto dá conta do recado. Essa é a razão de ser, por exemplo, da linguagem usada no MSN, na tentativa de reproduzir a fala, diminuímos td, p/ ñ perder tmp!

Já a escrita requer de nós o conhecimento de coerência, coesão, sintaxe e etc. Requer também paciência para procurar no dicionário novas palavras, ou simplesmente a grafia correta das palavras que já usamos. Vale o esforço!

2 comentários:

  1. Valeee o esforço SIM!
    Eu conheço pessoas que... Aí só Jesuuus!
    Mas precisamos nos policiar nisso.

    ´Beijooo

    ResponderExcluir