segunda-feira, 4 de abril de 2011

A História do Verdadeiro Gospel - Parte 1

As grandes dificuldades e desafios da vida quando olhamos para elas com SABEDORIA, e dela aproveitamos as diversas oportunidades para crescer, o novo surge. O gospel, especialmente falando do gênero musical, nasceu nas fazendas do Sul dos Estados Unidos, onde africanos eram escravizados. A música com letras bíblicas foram uma das formas originais de expressão cultural, fundamentais para que os negros sobrevivessem à opressão e enfrentassem a dura realidade de trabalhos em condições subumanas.

Uma CURIOSIDADE, suas letras poderiam conter informações sobre terrenos, quais estradas e rios evitar e números de homens patrulhando tais estradas e rios. Essas canções eram cantadas pelos escravos presos, durante a noite, quando se sabia que havia escravos em fuga a fim de orientá-los rumo ao norte livre.

Os escravos vinham de diversas partes da África, especialmente de três áreas:

• A primeira era a Costa do Marfim, área fortemente influenciada pela região islâmica, e musicalmente caracterizada pela presença de longas linhas melódicas, cantos ornamentados e instrumentos de corda.

• A segunda área era a floresta tropical, região hoje dos países Ganza e Nigéria, trouxe ritmos complexos e instrumentos grandes de percussão.

• A terceira é o Congo, região da Angola caracterizada pela música vocal polifônica separada em solista e grupo vocal.

O conjunto destes elementos vindos dos diferentes cantos da África misturados a difícil realidade de escravidão que aqui os africanos enfrentavam, fizeram nascer o Gospel. Este ajudou a moldar toda a música negra dos Estados Unidos: ragtime, blues e jazz. Existem alguns observadores que chegam a afirmar que a música gospel teve papel mais importante no desenvolvimento do moderno Rock (Especialmente nos anos 50 com Jerry Lee Lewis e principalmente Elvis Presley) Pop e Jazz do que o próprio Blues.

O gospel em sua forma original era geralmente interpretada por um solista, acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental. Grandes intérpretes da música norte-americana começaram assim, como cantores de gospel nas igrejas. É o caso de Mahalia Jackson, Bessie Smith e Aretha Franklin, além de Ray Charles.

Clique aqui, e escute “Amazing Grace” na voz de uma das pioneiras do Verdadeiro GOSPEL: Mahalia Jackson.

Clique aqui, e escute “Oh Happy Day” na voz de Aretha Franklin.

Visualizando a estrutura musical e comparando à música tocada hoje nas rádios, que muitos afirmam ser “gospel”, e aí o que vocês acham? É ou não é Gospel??

Continua...

7 comentários:

  1. rapiaz.. é da antiga esses videos hein...hehehe

    mas essa aretha franklin canta super bem!!!

    vlw galeraaa abrazzz!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, galera..
    Passando pra deixar a minha presença..rsrs
    Bom, em relação a pergunta feita.. Acredito que as músicas atuais são da categoria gospel, embora com ritmos atualizados, evoluindo nas novas tendencias musicais. No momento que li essa postagem, senti um impacto muito grande, pois imaginei como que essas músicas, nascidas no campo de lavoura, impactaram os corações da época. O Espírito Santo de Deus se fez tão presente na inspiração, daqueles anônimos autores, que até hj essas canções continuam rompendo gerações e encontrando lugar nos corações dos sedentos. A minha mente se torna pequena para imaginar o mover do Espírito Santo de Deus naqueles campos. Pq se tem uma coisa que Deus não suporta é um coração quebrantado.
    UGA (Um Grande Abraço). Laís Pinto

    ResponderExcluir
  3. Galera, boa sacada essa do Blog.
    Tenho certeza que vai bomba.
    Parabéns, juventude Renovada Betel

    ResponderExcluir
  4. Aí Aretha Franklin canta muitoooo!

    ResponderExcluir
  5. Bom, em relação a pergunta, eu acredito que as coisas vão evoluindo e se modificando com o passar dos tempos,isso é normal desde que não se perca a originalidade e o objetivo principal.
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. É normal que os estilos musicais evuluam assim como tudo na vida. Ouvir uma música tão antiga e logo após uma atual dá um contraste imenso, mas essa mudança foi ocorrendo gradativamente e por isso o estilo se manteve. A música gospel merece respeito por sua história e principalmente por seu propósito.

    ResponderExcluir
  7. Comparando o gospel no seu início com o estilo gospel de hj, percebo que a semelhança está na mensagem bíblica... Com Deus semprii, bjOs!

    ResponderExcluir